Noticias, dicas e novidades do Leo Rocha

Flautas sagradas, uma herança do herói Datamare

Os Enawene-Nawe contam que no passado mítico a aldeia era construída simplesmente pelo toque mágico de flauta tocada pelo herói Datamare. Ao som da flauta, os paus saíam de dentro d’água e formavam, primeiro, a casa das flautas e em seguida, as outras casas. Certa vez o irmão de Datamare, Wayarioko, ao tocar a flauta, fez com que os paus voltassem para dentro d’água desmanchando assim as casas. A partir de então, são os próprios Enawene-Nawe que constroem a aldeia.

Como rezam os mitos, a primeira casa a ser erguida é a casa dos clãs ou a casa das flautas (Yãkwa). De base circular e arquitetura cônica, destaca-se de todas as outras não só por seu formato, mas também por sua localização fora do alinhamento circular das casas residenciais, discretamente projetada em direção ao centro. Sua construção requer a participação de todos os homens, que são os únicos permitidos a entrar em seu interior, onde são guardados os instrumentos exclusivamente utilizados nos rituais associados aos iakayreti. São estes instrumentos, as flautas, que no passado mítico foram dispostos em uma determinada posição que se mantém até hoje e que reflete o status do sistema clânico.

Etnia: Enawene-Nawe
Localização: Mato Grosso
População: 641 (Siasi/Sesai 2012)
Tronco Linguístico: Aruak

Fragmentos do texto Transformações dos corpos: um estudo do conceito de corpo enawene nawe, da Mestre em antropologia Maria Christina Almeida Barra.

Leave a reply

Copyright © 2015 Leo Rocha Brasil     |     Desenvolvido por DVsmall